sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal

Antes de mais nada, feliz Natal pra todo mundo. Que seus desejos se tornem realidade, que sua vida seja repleta de sucessos e alegrias e blá blá blá... E tudo isso é sério mesmo.
Natal, a época do ano em que celebramos o aniversário de Jesus Cristo, ocorre no dia 25 de Dezembro de todos os anos. Mas, se vocês acharam que eu ia dedicar uma postagem a dizer "Feliz Natal" e não dizer mais nada? É CLARO QUE NÃO! = D

O Natal, como vários outros símbolos cristãos é mais uma data anterior ao nascimento de Cristo, que foi adotada no dia 25 de Dezembro pelos cristãos, apesar desse dia não ser realmente o aniversário de Jesus. Algumas provas indicam que Jesus nasceu por volta de Setembro, ou outro mês entre esses aí, pois ninguém sabe a data verdadeira. Ninguém. O Natal foi colocado no dia 25 de Dezembro, pois quando o Cristianismo estava surgindo ainda fraco, começando a ganhar território, os cristãos da época sabiam que seria realmente difícil para que os recém-convertidos aceitassem suas datas e comemorações, que eram muito diferentes da que já conheciam, então os cristãos fizeram com que comemorações dos povos recém-convertidos fossem renomeadas e aceitas como tradições cristãs. Não foi diferente com o Natal, apesar de Jesus não ter nascido em 25 de Dezembro, eles colocaram essa data como Natal pois os povos que acabaram de se converter, aproximadamente nesse dia, comemoravam o Solstício de Inverno (Verão, aqui no hemisfério Sul), data em que o dia têm a maior duração do ano e inaugura o começo do Verão. Assim, os recém-convertidos poderiam fazer uma comemoração em nome de Jesus, de acordo com a Igreja Cristã, mas sem mudar em grande coisa as comemorações e os costumes para tal data (do mesmo modo que essa imagem de um Deus velho, barbudo e fodão foi tirada da mitologia grega, pois os cristãos, querendo que os povos convertidos temessem a seu Deus, foi pega a imagem do mais poderoso e temido Deus da mitologia grega. A imagem de Zeus).
A Árvore de Natal também tem outro significado. A três mil anos a.c., acreditava-se que as árvores também eram um símbolo divino, que por se projetarem para cima, significavam a união entre o Céu e a Mãe-Terra. Em uma tentativa de acabar com essa crença pagã sobre as árvores, Benedito São Bonifácio foi para a Turíngia (nem sei onde caralhadas fica isso), e cortou com um machado a árvore adorada pelos locais. Falhou. Os locais passaram a levar árvores (pinheiros, especificamente) para dentro de sua casa. Por ter falhado, São Bonifácio relacionou a forma triangular dos pinheiros com a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e o nascimento de Jesus. Os laços significam cultivar as amizades e amores, e etc..., as bolas significam os frutos que são o dinheiro e tal... deu pra sacar, né?
Fora que todo esse negócio de Papai-Noel também é todo inspirado. O Papai-Noel nasceu com o São Nicolau Tamaturgo, arcebispo turco que, por ser um homem muito bondoso, na noite do dia 24 de Dezembro, saía pelas ruas de pessoas pobres, e, enquanto todos dormiam, ele jogava moedas nas meias que eram colocadas na lareira das casas para secar. Com ele, Nasceram duas tradições: o Papai-Noel e a tradição mais cultivada na Norte-América, a de colocar meias na lareira, para que, quando fossem olhar as meias, tivesse algum presente ou lembrança dentro delas também, além de debaixo da árvore. A imagem de um Papai-Noel vestido todo de vermelho também nasceu no fim do século XIX e início do XX na Norte-América, onde para uma propaganda de Coca-Cola, eles usaram a imagem criada por um cartunista alemão que fez o Papai-Noel gordinho, vestido todo de verde e com botas pretas (tipo um lenhador old-school), e colocaram esse desenho vestido todo de vermelho, branco e preto, que são as cores do rótulo da Coca-Cola. Olhando por esse lado, a Dolly usou o Papai-Noel original, né?

Tão aí umas explicações sobre o Natal. Isso não muda o fato de que o Natal é legal. O que pode ser mais daora do que dar e receber presentes? Haha.

Feliz Natal pra todo mundo, bom fim de ano, blá blá blá e tchauzes.

Capitão Abutre desligando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário