quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lavagem Cerebral or what?

Tava la eu, na minha aula de geografia, vendo sobre o sistema economico de hoje em dia, e fiquei revoltado (nao diga). Cara, pensa comigo:

Quantos amigos vc tem em qualquer rede social? Por que voce compra roupas/celulares/sapatos/whatever sempre que a moda lança um novo? Voce passa muito tempo com sua familia? Quantos amigos de verdade voce ja teve? Primeira pergunta: a maioria das pessoas tem milhares de amigos em redes sociais. Segunda: porque todos nós somos educados desde cedo para acreditar que vamos ser felizes com consumismo. Terceira: não. Quarta: poucos, às vezes, nenhum.
Mas o que isso tem a ver com geografia? Tudo. O Capitalismo educa a gente pra que acreditemos que podemos viver sozinhos, e isso nos afasta de todas as outras pessoas. Nos ensina a ser egoistas e egocentricos, por exemplo, se voce ver um mendigo deitado na rua, voce ja identifica de longe que eh um mendigo que esta deitado ali, e o que voce faz? Passa do lado dele, sem olhar pra ele. Porque voce nao quer sentir a dor de ver uma pessoa numa situaçao como aquela. Quem quer? Ou quando seu vizinho, que voce nao conhece (nao mesmo, neh?) te da um bom dia, voce responde? Pode ate responder, mas vai ficar ressabiado por nao o conhecer. Por que? Por que nao conhecemos nossos vizinhos. Andamos pela rua e nao cumprimentamos ninguem. Nao conhecemos ate os nossos pais, pois temos medo de pagar mico nas mãos deles, pois a Mídia coloca os pais como aqueles dois seres estranhos e bobões que só servem pra trabalhar e encher o saco. É mentira. Seus pais (se forem bons pais) tem muitas historias pra contar, experiencias para passar e conselhos para dividir. São pessoas mais incriveis do que voce pode imaginar. Mas por que nao somos proximos nem a eles?
Pois nós temos buscado relações distantes, porque relações próximas, quando nao dao certo, nos fazem sentir dor. E tudo o que queremos é evitar essa dor. E o que acontece? Isso nos torna egoistas. Nos torna as pessoas que somos hoje. Mas essa falta de contato humano nos faz sentir vazios, entao nos procuramos preencher esse vazio com o iPod 654261641 da Apple, ou a merda inutil mais avançada que sair de empresas como essa. Mas quanto mais conseguimos as coisas mais avançadas, mais queremos outras. Somos um verdadero saco sem fundo, pois a dor que essa solidão causa é só aliviada temporariamente pelas coisas que voce compra, mas desse jeito, nunca sera erradicada.

E daí? Daí que isso alimenta o Capitalismo, seu incompetente. Alimenta a ganancia e a burocracia. Somos vitimas de uma lavagem cerebral. É verdade.

E, deixando a hipocrisia de lado, eu sou uma excessao a regra. Eu tenho poucos amigos no MSN, minha unica rede social é o FaceBook, mas eu nem entro naquela porcaria, meu celular já era ultrapassado quando eu ganhei ele, tenho poucos amigos, que me são realmente caros e eu sou proximo aos meus pais (acho). E isso me faz sentir orgulho de mim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário