terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ah, Ciências Humanas...

Enrolei mais de uma semana pra fazer essa postagem, então...

Sabe, depois de perceber que não tenho estado muito bem ultimamente, eu comecei a pensar (e isso é a fonte do meu mal-estar) em por que.
Bem, depois que se começa a estudar Ciências Humanas, principalmente a Geografia, eu acho (me corrijam se estiver errado), que é a ciência que realmente interrelaciona os conhecimentos e estudos de todas as outras ciências humanas, como a Filosofia, a Sociologia, Economia, Política... enfim, eu tenho percebido realmente o por que de tantos estudantes de humanas fumarem muita maconha.
O problema é que quando a gente entra numa faculdade de ciências humanas, a gente fica pensando sobre tudo. Mas tudo mesmo. E não é um pensamento de admiração, ou algo que fica marcado em nossa mente, mas é, pura e simplesmente, uma verdadeira reflexão sobre tudo. Por exemplo, se eu vejo um filme, eu fico pensando, durante o filme, sobre a capa, os estereótipos de personagens, a ambientação, o contexto econômico, político, social, histórico, os motivos econômicos, políticos, sociais e históricos e ainda mais, as possíveis consequências políticas, sociais, econômicas e históricas. Então, se eu vejo um filme canastrão e absurdo do Schwarznigga, por exemplo, eu fico refletindo sobre todas essas coisas do filme e não aproveito as cenas em que ele mata todo mundo e sobrevive a explosões absurdas, porque eu percebo que aquilo tudo é simplesmente sensacionalista e ridículo além do que já é óbvio.
Além do fato de que geralmente quem entra numa faculdade de humanas tem uma visão crítica e visão de mundo um tanto ampliadas, ou seja, sabe pensar, por isso acaba tendo vontade de pensar e entender o mundo cada vez mais, mas aí acontece o evento em que o pobre bixo das humanas percebe que o que ele sabe, ou o que ele acha que sabe, é uma bela merda. "Grande bosta o que você acha que sabe, porque você não sabe nada, você não entende nada do mundo e muito menos do que você vai aprender aqui. O pouco que você sabe pode até não estar errado, mas é superficial e pobre em relação ao que você terá de aprender pra passar na faculdade. E pior: você vai percebe que nunca vai entender o mundo inteiramente, pois são muitos eventos específicos a serem estudados e cada um deles tem uma conexão complicada com um 'todo' cada vez mais complexo, maior." (e aqui nota-se uma mudança de vocabulário, embora até agora um tanto sutil, típica de quem estuda humanas e aprende a pensar diferentemente sobre muitos conceitos)
E é foda, porque a gente não consegue fazer absolutamente nada sem refletir sobre todos esses fatores que eu estou com preguiça de citar pela décima sétima vez. E isso me leva a concluir que eu não consigo mais aproveitar as coisas pelas coisas em si, mas fico apenas refletindo em cima delas, porra, e a minha antiga saída disso, os games, não está funcionando mais com tanta eficiência, porque eu fechei o Assassins' Creed III sem aproveitar o jogo porque fiquei pensando no impacto ideológico monstruoso que o jogo tem, além de achar monótono e repetitivo. GTA V salva, diga-se de passagem. Jogo lindo *¬*
E a pior parte é que isso está me tornando mais extremamente chato, porque mesmo antes de alguém me chamar pra ver um filme ou enquanto eu fico vendo TV com a família, eu fico criticando, fazendo reflexões, tirando conclusões e enchendo o saco de todo mundo, e nem sempre minha família está receptiva às minhas reflexões. Acho que geralmente não está. E isso me faz ficar enfornado no meu quarto, pensando. Pensando sozinho, porque me está ficando cada vez mais difícil ter prazer e achar graça nas coisas por elas mesmas.
Taí porque todo estudante de humanas é doido. E eu estou ficando também. Mais.


Enfim, esse foi mais um desabafo... Boa noite.



EU NÃO VOU COMPRAR UM NINTENDO 3DS E UM POKÉMON X E Y ENQUANTO NÃO BAIXAREM ESSA PORRA DE IMPOSTO QUE É ABSURDAMENTE ALTO PORQUE O BRASIL É UMA BOSTA!!!

(desabafo feito por mim em meu nome e em nome de alguns amigos indignados e sem grana aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário